A evolução da tecnologia de certa forma vem acompanhando o homem desde os inícios dos tempos, utilizando ferramentas eficazes e capazes de satisfazer as necessidades humanas, com simples frações de tempo, através de invenções de ferramentas e uso de técnicas para levar a um ponto especifico. A tecnologia também transformou o modo de vida da sociedade, influenciando diretamente em diversos aspectos relacionados ao meio ambiente.
Diante disso instituiu-se a Tecnologia Verde (TI Verde), cujo objetivo baseia no crescimento econômico aliado ao desenvolvimento sustentável, utilizando praticas cotidianamente visando à redução e desperdício dos recursos naturais, e aumentar a eficiência de prodígios relacionados a procedimentos computacionais. A seguir o assunto encontra-se bem sintetizado pela autora Pamella Damasceno Garrido (Wikipédia, Online), demonstrando os principais pontos do tema abordado:
TI Verde ou Green IT, ou ainda, Tecnologia da Informação Verde é uma tendência mundial voltada para o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. A preocupação dessa tendência está desde a utilização mais eficiente de energia, recursos e insumos na produção de tecnologia, assim como uso de matéria prima e substâncias menos tóxicas na fabricação, abrange recursos tecnológicos que consumam menos energia, que não agridam o meio ambiente na sua utilização operação e por fim não proporcione ou minimize impactos no seu descarte, permitindo reciclagem e reutilização. (PAMELLA DAMASCENO, 2013)
Considerando-se esse aspecto, aplicou-se um questionário na empresa Natulab Laboratório S/A, empresa do ramo farmacêutico, cuja expectativa esta fundamentada em avaliar as condições de trabalho existentes com o meio ambiente, formulando propostas sustentáveis, e se possível, adequar no mesmo local, facilitando as atividades da empresa.